Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Como regularizar um imóvel que não tem escritura? Saber é importante

    há 2 anos


    É importante saber como regularizar um imóvel que não tem escritura. Se por algum motivo você não possui um imóvel, ou espera fazer a compra de um, então provavelmente também deve saber que ele precisa estar com toda a documentação em ordem regular.

    Além de saber se a construção foi devidamente acompanhada por equipe de arquitetura e engenharia, é importante saber como anda a parte documental do imóvel antes de comprar.

    Entre os documentos mais importantes, está a sua escritura que deve ser registrada em Cartório de Imóveis.

    Nessa escritura contém todo o histórico do seu imóvel, além dos dados de outros proprietários, e esse documento serve como um registro atual da propriedade, provando diante da lei quem seria o real dono daquele imóvel.

    Deste modo, essa escritura deverá ser feita em qualquer cartório da cidade, onde não servirá como comprovação dessa propriedade através de um contrato de compra e venda de imóvel.

    Em todos os lugares este é um dos instrumentos mais importantes para conseguir comprador e vendedor, além de ser utilizado pelos cartórios para atualização da escritura.

    Negociações de imóveis poderão ser feitas sem precisar da escritura, no entanto, os riscos de algo dar errado nessa situação são grandes.

    Caso o imóvel não possua escritura, na prática ele também não possui um proprietário. Nestes casos, poderá haver pessoas morando naquela casa, com a posse do imóvel, mas, na realidade, a propriedade só existiria com a escritura feita do imóvel.

    Para fazer a negociação do imóvel sem que tenha registro você pode fazer um contrato particular como garantia, do qual servirá como um ‘contrato de gaveta’ em que possui diversas particularidades.

    Esse contrato de gaveta funciona como instrumento para proteger o comprador e o vendedor, mas não vale para a justiça como uma prova de ter a propriedade do imóvel.

    Esse contrato serve apenas como um documento que fará com que todas as obrigações assumidas, como por exemplo, o pagamento do valor combinado entre ambos, seja cumprida.

    Fazendo uma venda de imóvel através do contrato de gaveta apenas você pode ter certos problemas, como o tal imóvel ser vendido para várias pessoas ao mesmo tempo.

    Pode acontecer também de outra pessoa fazer o registro do imóvel antes mesmo que você faça, e desse jeito se torna quase impossível reaver o imóvel.

    O máximo que conseguirá através de disputa judicial é que o vendedor faça ressarcimento desse valor, por isso sem dúvidas é muito importante saber como regularizar um imóvel que não tem escritura.

    Problemas causados pela falta de escritura do imóvel

    Como se todas as implicações vistas acima não fossem suficientes, ainda existe o fato de que imóveis sem escritura não poderão ser financiados por nenhuma instituição financeira.

    Por consequência, a venda acaba sendo mais difícil de ser efetuada.

    Normalmente quando existe o fato de um comprador adquirir um imóvel sem a escritura, ele deve regularizar rapidamente a situação, o que transforma em mais gastos.

    Isso ocorre pelo fato da regularização ser um pouco custosa e ficar aproximadamente 4% do valor do imóvel.

    Além disso, o fato de não ter escritura, se o vendedor tiver uma má-índole, ele poderá vender o mesmo imóvel para diversos compradores.

    A importância de regularizar o imóvel

    Para obter a regularização de qualquer imóvel que não tenha escritura o comprador, deverá fazer primeiramente uma matrícula em um Cartório que registre Imóveis.

    O documento vai ser igual a um RG do seu imóvel, possuindo todo seu histórico. É preciso também levantar essa documentação do imóvel, com todos os dados dos anteriores donos.

    Com todas as informações documentais dos donos anteriores e um contrato em mãos de compra e venda é possível fazer o registro do imóvel.

    Deste modo, se o comprador não souber quem é o dono do imóvel original, então, deverá solicitar o usucapião, indicando que mora no imóvel, mas para fazer isso é necessário residir no imóvel por cerca de 5 anos.

    Caso esteja morando nesse imóvel por no mínimo 5 anos e esteja pagando as taxas e os impostos referentes ao imóvel.

    Nesse caso o comprador deverá apresentar todas essas provas de que mora nela, como fotos na casa, contas da casa pagas, depoimentos de algumas testemunhas, dentre outras, e desse jeito poderá solicitar o usucapião.

    A escritura do imóvel é de extrema importância

    Saber como regularizar um imóvel que não tem escritura, sem dúvidas, é muito importante, como você pôde ver até aqui, todo e qualquer imóvel precisa ter sempre a sua escritura ou registro, que vai servir como proteção para o proprietário.

    Isso trará toda segurança necessária para não perder dinheiro quando investir em um imóvel.

    Se por acaso estiver negociando um imóvel, que possua ou não escritura, é importante fazer sempre um contrato objetivo e claro, para assim evitar conflitos que podem se transformar em brigas na justiça.

    Isso previne também todas as partes de ter sérios prejuízos financeiros e também de perder tempo. Além do mais, é válido ressaltar que existe a opção de regularizar o imóvel sem precisar da escritura buscando pelos os antigos donos.

    Essa sem dúvidas é a alternativa mais eficiente e simples. Ao localizá-los, basta somente ir ao Cartório de Notas onde preferir e solicitar a lavratura do documento.

    Portanto, essa deve ser a primeira opção para testar em casos como esse, agora você já sabe a importância de saber como regularizar um imóvel que não tem escritura, compartilhe este texto com seus amigos para que eles também saibam.

    FONTE: SETOR ENERGÉTICO

    • Publicações133
    • Seguidores28
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações4378
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/como-regularizar-um-imovel-que-nao-tem-escritura-saber-e-importante/1415589086

    Informações relacionadas

    Lucas Santos Vieira, Advogado
    Artigoshá 3 anos

    Como regularizar casas geminadas sem matrícula independente?

    Fellipe Duarte, Advogado
    Artigoshá 5 anos

    Como regularizar um imóvel sem registro?

    Roberval Júnior, Professor
    Artigoshá 4 anos

    Imóvel Irregular: como regularizar 6 tipos de problemas

    Manoel Nascimento, Advogado
    Artigoshá 4 anos

    É verdade que quem compra imóvel sem escritura não é dono?

    Morganna Neves, Advogado
    Artigoshá 3 anos

    Meu imóvel não tem escritura. E agora?

    7 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Não seria matrícula ao invés de escritura? continuar lendo

    E ainda o artigo sò diz que precisa a "escritura", enquanto o titulo promete de informar COMO regularizar sem escritura, ou seja, sem matricula. continuar lendo

    Bom dia. Gostaria de lhe fazer uma consulta pessoalmente. Norberto continuar lendo

    Excelente artigo! O Compromisso de Compra e Venda deve ser bem feito para evitar problemas futuros. continuar lendo

    Bom dia! Tenho um imóvel que não possui escritura , mas tem IPTU. O imóvel está localizado num prédio construído pelo meu pai . Os outros tem apartamentos tem escritura, mas foram vendidos. Como posso regularizar essa situação? continuar lendo

    Você terá que realizar o desmembramento da sua unidade autônoma, desde que atendidos os requisitos que podemos citar abaixo.

    Você deve procurar sobre os procedimentos junto ao Registro de Imóveis que serão ditado pela circunstância de haver ou não modificação nas áreas.
    Não é raro que o dono queira desmembrar o imóvel, criando duas ou mais unidades, especialmente em lojas ou salas grandes, o uso ou o próprio potencial de negociabilidade podem aumentar consideravelmente se a unidade original puder ser desmembrada.

    Tais desmembramentos dependerão de:

    1 – elaboração de projeto e planilha de cálculos
    a) a ser feita por profissional habilitado; e
    b) deverá ser acompanhada da ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) ou RRT (Registro de Responsabilidade Técnica).

    2 – aprovação da Municipalidade que compreenderá:
    a) aprovação do projeto; e
    b) emissão de certidão ou documento equivalente, oficializando a designação cadastral da (s) nova (s) unidade (s).

    3 – autorização dos condôminos, que pode ser:
    a) genérica, caso a convenção de condomínio, devidamente registrada, der autorização genérica para tal fim;
    b) expressa, quando todos assinarem documento de anuência; ou
    c) tácita, com convocação de Assembleia Geral Extraordinária com pauta específica, ou seja, na qual o assunto do dia seja o desmembramento da unidade. Comprovado, pela ata, que não houve oposição, implicitamente se estaria obtendo a unanimidade.

    Obs.: Em casos especiais essa autorização unânime poderá ser suprida judicialmente. continuar lendo